Criar um pendrive bootavel ou live USB é simples. Normalmente a primeira coisa que se faz é instalar um programa para realizar a tarefa e não tem nada de errado com isso. Tem programas para os principais sistemas operativos como Windows, Linux e MacOs. Entretanto neste post não vamos usar nenhum aplicativo, apenas um comando de apenas duas letras executados através da linha de comando em um terminal linux!
O comando DD
No linux tem um comando que copia qualquer informação digital de uma determinada mídia para outra ou para um arquivo de imagem com o conteúdo dessa mídia e vice-versa. Ele faz uma copia exata do conteúdo original.
Esse comando é muito útil não só para criar pendrives com sistemas operacionais mas para fazer copias de hd’s inteiros, independente do sistema de arquivo utilizado ou do sistema operacional em que foi criado.
Quem deseja criar rapidamente seu pendrive basta usar o seguinte comando:
dd if=/caminho/para/arquivo.iso of=/dev/sdx status=progress
Obviamente será necessário substituir algumas informações do exemplo acima pela informações reais do seu sistema: em if= deve ser colocado o caminho para o local onde se encontra o arquivo de imagem e o nome desse arquivo que se quer transferir para o pendrive; em of= precisa substituir o sdx pela letra atribuída ao pendrive.
Entendendo o comando
Tem pessoas que só precisam realizar a tarefa, para elas a primeira parte deste artigo é suficiente. No entanto, outras precisam entender o que estão fazendo. Se é o seu caso, continue lendo este arquivo, pois todas as instruções do comando acima serão detalhadas.
- if
if é a abreviatura de Input File. Aqui é onde está os dados originais que serão copiados. - of
of é a abreviatura de Output File. É para onde queremos enviar os dados que estamos copiando. Pode ser um hd, um pendrive ou um arquivo. - bs
bs é abreviatura de block size. Este comando serve para especificar o tamanho do pedaço (bloco) do arquivo que será lido e gravado por vez. - sync
O comando sync sincroniza a entrada e saída dos arquivos. Normalmente, a leitura dos arquivos é muito mais rápida que a gravação. Este comando faz com que os blocos copiados e gravados andem juntos. - status=progress
Este comando só está disponível nas versões mais atuais do linux e serve para visualizarmos o progresso da copia na tela. Se não o utilizarmos, não aparecerá nenhuma alteração na tela após executar o comando. Em ambos os casos, ao concluir a tarefa, será exibido um relatório da cópia.
dd if=/caminho/para/arquivo.iso of=/dev/sdx bs=4M status=progress && sync
Neste artigo apenas foi explicado os parâmetros usados no comando acima, não todos os parâmetros e funções do comando dd.
Informações adicionais
Como descobrir as letras do meu drive USB onde está a pendrive?
Basta usar o comando a seguir e verificar os discos com suas respectivas partições.
lsblk
Para saber qual é o seu pendrive verifique as informações que batem com as do seu dispositivo usb e anotar qual letra que lhe foi atribuída.
Obrigado pelo tutorial. Não sabia que dava para copiar os dados de uma unidade inteira com esse comando. Isso deve ser muito útil para fazer várias cópias iguais em diferentes dispositivos.
Obrigado pelo retorno.
Infelizmente sempre dá Permissão Negada…
Tenta logar como root ou sudo…