Quem usa Git precisa de ter uma chave SSH. Ela é uma chave encriptada que autentica automaticamente a sua conexão. Funciona com dois arquivos, um chave privada que fica no seu computador e nunca poderá ser compartilhada ou passada a outros, e outro arquivo, que contem uma espécie de contra-chave publica, ou seja que você compartilha com o servidor ao qual você quer se conectar. Ao se conectar via SSH, o servidor com a chave publica reconhece que é uma chave válida, checando com a chave privada local e liberando o acesso.
Esta nota vale para windows e linux. No entanto, no windows, o Git (Git Bash) precisa estar previamente instalado.
Verificar se tem uma chave SSH.

Apesar de ser possível ver o se existem os arquivos por um navegador de arquivo, a forma mais fácil de faze-lo é através de “terminal”. No Windows vamos usar o Git Bash.
No terminal digite:
cd ~/.ssh dir
Se não listar os aruivos id_rsa e id_rsa.pub é porque ainda não tem uma chave SSH. Na figura acima temos uma chave SSH porque podemos ver os dois arquivos da chave.
Criar uma chave SSH

Se não tivermos os arquivos dentro da .ssh é porque ainda não temos uma chave criptografada SSH. Nesse caso vamos precisar criar uma. Para criar uma chave SSH vá para o diretório .ssh atraves do comando:
cd ~/.ssh
Se não houver a pasta oculta .ssh poderemos cria-la com o comando:
cd ~/ mkdir .ssh
Digite a seguinte instrução:
ssh-keygen
Pronto, a sua chave de segurança já estará criada.
2 comentários em “Como criar uma chave SSH para acesso remoto”