Existem várias ferramentas para de captura de tela. Normalmente, cada distribuição tem uma forma de lidar com isso. O Windows melhorou muito a sua ferramenta de captura de tela e no linux, a maioria das distros tem uma ferramenta para fazer isso. O ambiente Gnome tem um aplicativo nativo exelente também. No entanto, assistindo um video do Dionatan Simioni no canal Diolinux vi que ele usava uma ferramenta para isso, desenvolvida no ambiente linux, e resolvi testar também.
Estou falando do Flameshot. É um recurso muito bom e supera as espectativas. Você faz a captura do que quiser em sua tela e ainda pode “editar” na própria tela antes de mandar salvar em um arquivo. Não é complido de usar e no próprio site está bem explicado (em ingles).
Para usar, selecionamos “Take screenshot” que vai aparecer uma mensagem explicativa como na figura abaixo:
Depois de selecionar a área vai aparecer as ferramentas para trabalhar na imagem ai onde está sendo feita a captura!
E como pode ver, é bem completo, com muitas opções e nem precisa tradução! Ainda podemos escolher a cor queremos usar clicando no lado direito do mouse e na roda podemos escolher a grossura dos traços e linhas.
É mais um bom aplicativo para usar no linux, por exemplo para quem quer fazer bons tutoriais com ilustrações detalhadas como este e outros aqui no blogue.