link simbolico e real

Link simbólico, link real e link de junção no windows

Criando links com o comando mklink

cmd comparando diretorio e diretorio simbolicoÉ possível colocar um link dentro da pasta de instalação padrão do Xampp (C:\xampp\htdocs) que referencie a pasta de trabalho que está em outro HD local (D:\work\web) para que se digite no navegador ‘localhost/sites’ e apareça a lista de todas as pastas dentro de D:\work\web.

Link simbólico e real (Hardlink e softlink)

Para isso usa-se links que podem ser simbólicos. Esses links se dividem em links simbolicos, softlinks e links reais, hardlinks. Para entender isso é preciso entender como funciona o armazenamento de arquivos. Os dados dos arquivos são guardados nos espaços livres de uma midia (pendrive, hd, ssd, etc) mas a informação do nome desse arquivo e a sua localização fica em uma especie de “ficha” contendo o nome do arquivo ou pasta e o local onde esses dados estão.

Quando você abre o explorador de arquivo, ele mostra essas fichas com o nome das pastas e arquivos. Quando se abre o arquivo ele busca os dados que nos lugares que estão informados na “ficha”.

O link simbólico (softlink) aponta para a ‘ficha original’ e o link real (hardlink) cria uma nova ficha para os dados.  No primeiro caso e como se eu criasse uma ficha que fala onde está a ficha original. No segundo eu crio uma nova ficha que fala onde os próprios dados estão e passo a ter duas fichas independentes para acessar os mesmos dados.

O comando mklink

No Windows podemos criar esses links através do comando mklink (abreviatura para make link – ‘criar atalho’ ). Esse comando só está disponivel no terminal CMD, no PowerShell não é reconhecido como uma instrução ou comando válido.

Explicados os conceitos, passemos a prática:

mklink [opções /D /H /J] novo_arquivo/diretório /local/do/arquivo/original

Opções:

  • mklink (sem nenhuma opção) – cria um link simbólico de arquivo;
  • mklink /D – cria um link simbólico de diretório;
  • mklink /H – liga arquivos no modo hardlink;
  • mklink /J – liga pastas no modo hadlink. – no caso das pastas acontece uma junção: as duas pastas tem o mesmo conteúdo.

Exemplo prático

Como exemplo colocaremos o comando para fazer o que está escrito na introdução do artigo; uma pasta dentro de C:\xampp\htdocs apontando para a pasta de trabalho em outro HD.

mklink /D C:\xampp\htdocs\sites D:\Work\webexecutando comando mklink

Com este comando, criamos uma pasta chamada sites dentro da pasta C:\xampp\htdocs que me mostrará dentro dela o conteúdo da pasta D:\Work\web.comparando pasta e pasta simbolica

Obs. Como vamos criar um novo link, o nome do arquivo ou da pasta não pode existir no local do novo arquivo.

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.

4 comentários em “Link simbólico, link real e link de junção no windows”

Nos encoraje deixando seu comentário aqui.