OneDriver sincronizando o Debian com o Microsoft OneDrive

Sincronizar o Microsoft OneDrive no Debian 11 “Bullseye”

Neste post vou explicar como instalar o OneDriver para sincronizar a Nuvem da Microsoft – OneDrive com a pasta local de uma distribuição Linux Debian. Anteriormente fiz um post sobre como sincronizar o Microsoft OneDrive no Linux, e com ele é possível seguir os caminhos para qualquer distribuição linux. No entanto, a instalação de exemplo tinha sido feita no Fedora, que é uma das mais simples. Então, agora vou instalar o Microsoft OneDrive no Debian 11 “Bullseye”, quem tem alguns passos a mais como veremos a seguir.

Como instalar OneDriver no Debian

Vamos ao trabalho. A fim de sincronizar a nuvem da Microsoft com o seu computador Linux rodando o Debian 11 vamos usar o aplicativo OneDriver desenvolvido por Jeff Stafford. Conforme as instruções que estão em inglês, somos direcionados para o repositório OpenSUSE onde se encontram as instruções para instalação, que para felicidade da maioria de nós, está em português. 

Para que a instalação seja feita é preciso usar o comando “Curl”, que precisa estar instalado previamente. Assim, se você ainda não o tem instalado, pode instalar com estes simples comando:

sudo apt update
sudo apt install curl

O comando da primeira linha é só para atualizar o repositório. Ao passo que o segundo é que efetivamente isntala o CURL.

Em seguida vamos adicionar o repositório onde se encontra os arquivos de instalação do OneDriver e de seguida instalá-lo:

echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/home:/jstaf/Debian_11/ /' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/home:jstaf.list

curl -fsSL https://download.opensuse.org/repositories/home:jstaf/Debian_11/Release.key | gpg --dearmor | sudo tee /etc/apt/trusted.gpg.d/home_jstaf.gpg > /dev/null

sudo apt update

sudo apt install onedriver

Estes comandos são para o Debian 11. Para outros consulte o site. A princípio, se tudo deu certo até aqui, o OneDriver já deve estar instalado em seu computador.

Como Configurar o OneDriver

Ao acessar o aplicativo pela primeira vez vai aparecer a seguinte tela:

OneDriver aberto no Debian

Click no canto superior esquerdo em ( + ) para adicionar uma conta da Microsoft para sincronizar. Surpreendentemente podemos ter várias contas diferentes sincronizadas.

Selecionar Pasta local para sincronizando com o Microsoft OneDrive

Logo após, crie e selecione a pasta onde quer que fique os seus arquivos que estão na nuvem e clique em “select” para continuar. Em seguida, na próxima janela insira os seus dados da conta da Microsoft e clique em avançar.

Entrar com o e-mail da Microsoft

Logo após vem a tela de segurança, para inserir a senha ou liberar através do autenticador da Microsoft. Desse modo o OneDriver já estará sincronizando seus arquivos. Por fim, quero sugerir um último ajuste. Trata-se de ativar o sincronismo para ser montado automaticamente quando o sistema iniciar.

iniciar automaticamente o OneDriver para sincronizar o debian com o Microsoft OneDrive

Agora sim, tudo funcionando como deve ser. O Debian, redondinho, com a nuvem devidamente instalada e sincronizada.

Pasta com onedirver instalado Debian sincronizando com o Microsoft OneDrive

Agora é focar no trabalho, sem se preocupar em perder os seus arquivos. Com toda a certeza eles vão estar sempre disponíveis para você em qualquer dispositivo que tiver uma conexão com internet.

Por fim comente se deu certo a sua instalação, qual distribuição Linux você usa e que outros serviços de dados na nuvem você tem.

Publicado por

Lisanias Loback

Pastor na Igreja Casa de Oração Para Todos os Povos, trabalhando na área social no NUSELON - Núcleo Social Evangélico de Londrina, uma ONG que cuida de crianças em situação de riscos. Atua na área de ensino teológico e na área de TI. É formado em Teologia pela UNIFIL e é técnico em contabilidade.

7 comentários em “Sincronizar o Microsoft OneDrive no Debian 11 “Bullseye””

  1. Muito bom, ficou excelente em meu notebook, já em meu computador usei o RClone, mas gostei mais de usar o OniDrive śo nao consegui colocar a nuvem na pasta do OneDrive.

Nos encoraje deixando seu comentário aqui.