Há diferentes motivos para se ter vários dominios rodando no servidor local XAMPP no seu computador pessoal. Isso, às vezes, é muito importante para o desenvolvimento de aplicações para web. Configurar o computador pessoal com “o servidor XAMPP” para rodar vários dominios locais é simples, desde que se saiba configurar tudo corretamente. É exatamente por isso que existe este artigo. Aqui vamos encontrar os passos práticos para realizar a tarefa de forma simples e efetiva, tornando possivel replicar a expereiência pelos leitores.
Partimos do princípio que se esteja usando o Windows como sitema operacional com o XAMPP já instalado e rodando. A istalação dessa pilha de aplicativos é muito simples e se tiver alguma dúvida é so fazer um “google”. Se até aqui tudo estiver certo, ao digitar “localhost” no seu navegador deve aparecer a página default padrão do servidor Xampp.

Confirmado que o abiente local está funcionando, vamos configurar nosso servidor para respender a vários dominios, enviando o usuários para a pasta certa de cada projeto. Para isso vamos acessar, essencialmente, duas configurações: uma no windows, alterando o arquivo host e outra no servidor apache, configurando o vhost. Já postei sobre como tornar o dominio local seguro com certificado SSL e se necessário posso fazer um artigo complementando este para dominios locais com conexão segura SSL.
O arquivo host (Windows)
O arquivo host fica localizado na pasta “C:\Windows\System32\drivers\etc”. Para editá-lo é preciso abri-lo como administrador, caso contrário não será possivel gravar as alterações feitas. O editor Visual Studio Code como facilita esse processo porque ele avisa que precisa ser administrador para gravar e permite que se opte por gravar como administrador.
O arquivo host original tem essa aparencia:

Vamos acrescentar, no final desse arquivo os novos dominios. Para esse exercicio vamos usar dominio-um.test e dominio-dois.test.
Uso a extenção .test porque o navegador entende que essa extenção é de um dominio e autoaticamente começa uma requisição http e não uma procura na internet pelas palavras digitadas!
127.0.0.1 dominio-um.test
127.0.0.1 dominio-dois.test
O nosso arquivo host vai ficar assim:
# localhost name resolution is handled within DNS itself.
127.0.0.1 localhost
::1 localhost
127.0.0.1 dominio-um.test
127.0.0.1 dominio-dois.test
Uma dica que pode ser útil, principalmente para quem sempre está criando novos projetos, e consequentemente novos dominios locais, é criar um link simbólico de sua pasta de trabalho para o arquivo hosts. Isso se faz com o comando mklink como exemplificado a seguir:
mklink C:\xampp\htdocs\hosts C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts
Neste caso, o comando cria um arquivo ‘hosts‘ na pasta ‘C:\xampp\htdocs\‘ que conecta diretamente ao arquivo ‘C:\Windows\System32\drivers\etc\hosts’
O arquivo Virtual Host (Xampp-Apache)
O outro arquivo que vamos configurar é o virtual host do XAMPP com o nome de httpd-vhosts.conf. Ele fical localizado na pasta de configuração extra do servidor web Apache. A pasta fica localizada em “C:\xampp\apache\conf\extra”. Nesse aquivo é so acrescentar todos os dominios que queremos dentro da tag <VirtualHost>
# dominio-um.test
<VirtualHost *:80>
ServerName www.dominio-um.test
ServerAlias dominio-um.test
DocumentRoot "C:\xampp\htdocs\dominio-um"
</VirtualHost>
# dominio-dois.test
<VirtualHost *:80>
ServerName www.dominio-dois.test
ServerAlias dominio-dois.test
DocumentRoot "C:\xampp\htdocs\dominio-dois"
</VirtualHost>
Com as configurações feitas, adicione um arquivo index.html no diretório do projeto, reinicie o servidor apache e teste o domínio no navegador. Se tudo estiver certo e correr como esperado, o servidor estára respondendo para cada dominio individualmente.

Funcionou perfeitamente. Pois é, eu tenho varios computadores, mas só alguns vão acessar. Obrigado!
Muito bom seu trabalho, usei em minha maquina local e funcionou corretamente! Gostaria de saber, se é possivel outros computadores da minha rede acessar por esse dominio personalizado, ou é só local mesmo ?
Carlos, obrigado pelo seu comentário!
Em principio é possivel acessar o dominio personalizado em outra máquina. Se não forem muitas máquinas locais, é só atualizar o arquivo host de cada máquina. A diferença é que o arquivo host das outras máquinas irão apontar para o ip do servidor local que deverá ter ip fixo.
Ex:
192.168.1.10 dominio-um.test
192.168.1.10 dominio-dois.test
Deu para compreender?